13 janeiro 2010

Lado Certo



Imagem: Obama the Messiah

O mundo, hoje, nasceu-me virado ao contrário – acordei nessa nítida sensação.
Preciso de vir, novamente, derramar do meu carma nestas folhas amigas que me entendem, e que mais ninguém conhece, numa tentativa de expurgar os meus erros, apurar o meu saldo.
Fui obrigado a quebrar a minha primeira promessa e agora há quem me acuse de vendedor de ilusões e, até mesmo, de presidente falhado.
Não me deu a paz o Nobel.
Sou obrigado a admitir que recebi uma herança demasiado obesa; tão ou mais do que as palavras que me fizeram deus: “Yes, we can!”.
Encerrar Guantánamo não é assim tão fácil como pensei e prometi; é assunto demasiado pesado para ser resolvido da noite para o dia. Agora percebo que só miraculosamente não seria adiado, quando o maior obstáculo está no julgamento dos detidos e no seu repatriamento. Todavia, em público, não me mostrei desapontado com isso, pois tenho de continuar a ser o messias esperado. Falei e disse que este encerramento é algo tecnicamente difícil e que nos EUA ainda existem várias resistências: “As pessoas, penso que de forma compreensível, têm medo, depois de vários anos em que lhes foi dito que Guantánamo era crítico para manter os terroristas”.
O mundo, hoje, nasceu-me virado ao contrário, mas sinto que lhe dei a volta de modo fascinoso, que de uma maneira simples e convincente, com todo o meu empenho e eloquência, consegui passar uma mensagem credível, para que o mundo não deixe de acreditar em mim e sinta que irei concretizar a minha promessa. Sim, essa será uma realidade: Guantánamo irá ser encerrado no próximo ano. Preciso é de me convencer a mim próprio. E, amanhã, o mundo nascerá do lado certo. Estou certo que: do meu!

(M. Fa. R. - 24.11.2009)

17 comentários:

Jorge Freitas Soares disse...

Olá

Era bom que o mundo simplesmente nascesse dia sim dia não do lado errado, porque haveria sempre um mundo melhor no dia a seguir... o problema aqui, é que o mundo só vira, se ele fizer a força suficiente para isso.. será ele capaz?

Jorge

AnaMar (pseudónimo) disse...

Adorei o texto. Mas quem eu lamento é quem tem o azar de nascer do lado errado do Mundo :-(
Nós, por enquanto ainda conseguimos ir tentando que o Mundo tenha os lados certos, na sua maioria (o que não é fácil dada a sua forma redonda:-))
2010 beijos

Luna disse...

Não é fácil acertar com o lado certo da vida, cada vez esta mais difícil
beijos

Pedro Arunca disse...

O mundo já nasceu há muito e viu nascer homens certos ( muitos deles, incompreendidos) e errados. Todos morrem, deixando cá o produto das suas vidas aos que teimam em viver.
Pena que muitos de nós não se manifeste e acreditem nos Messias.
Gostei do texto.

A Magia da Noite disse...

vamos ver de que lado nasce a natureza amanhã.

Lilá(s) disse...

Adorei o texto, cada dia é um dia e todos são diferentes...
Bjs

Å®t Øf £övë disse...

Fá,
Acredito que as intenções de Obama são as melhore possíveis,mas nem sempre é simples realizarmos aquilo que idealizamos.
Bjo.

mfc disse...

Ele não vai mudar a América, mas certamente fará dela um lugar melhor!

Sara disse...

Mais uma vez parabéns pelo texto fantástico!

De facto, era bom que o mundo acordasse de vez no lado certo. Infelizmente, não é isso que vemos.

No entanto, enquanto à vida à esperança.

Há que viver a vida o melhor que conseguirmos, um dia de cada vez... quem sabe algum dia acertemos com o seu lado certo... Bjs

O Árabe disse...

Inteligente, sim. :) Com certeza, o que está do lado errado não é o mundo, mas as convicções. :) Boa semana!

xistosa, josé torres disse...

É um político ... não cá, mas lá.
Também queria acabar com os militares no Iraque, Afeganistão e nos arredores dos quartéis" ... (não sei bem quais).
Já enviou mais 40.000 para a fogueira dos talibãs.
Alguém vai pagar isto.
Espero que a sua luta pelo direito à saúde, digo aos cuidados médicos seja uma vitória.
Parece-me que é hoje que se apalpará os dias de governação (mesmo que não seja a nível nacional).

Cumprimentos.

Alberto Oliveira disse...

... não sei o que vai na cabeça de Obama. Até pode ser um sujeito bem intencionado, mas um país como os USA é governado por muitos outros interesses para além daqueles que o presidente pode pretender ter. Ainda hoje, Warren Buffett, o investidor mais conhecido do mundo, afirmou opor-se à taxa sobre instituições financeiras norte-americanas que Obama lhes quer aplicar. E a voz deste guru do capital tem um eco que não é brincadeira...

Beijos e óptimo fim de semana!

poetaeusou . . . disse...

*
ai obama,
já não enganas ninguém,
,
conchinhas,
,
*

Vanuza Pantaleão disse...

Obama, um homem só. Prisioneiro na sua Casa toda Branca por fora, enlameada por dentro.
Você resumiu bem, Fá: "Somos figurantes de um filme de terror."
Lado certo? Lado errado?
Apenas um, o de quem detém o poder. O Admirável Mundo Novo de que Huxley falou, está aí. Quem quer ver? Quem quer tirar a cabeça do buraco de avestruz?
Admiro sua lucidez!!!Bjssss

Ana Echabe disse...

Lembrem-se, seu padrão de pensamento cria sensações, suas sensações criam emoções, e suas emoções criam a sua realidade.
Novas oportunidades trazem novas responsabilidades.
Olhem em volta, o que vocês têm feito agora parece ser insuficiente.
Não esperem até amanhã.
Hoje é um bom dia para começar
(Uma Mensagem de Emmanuel)

Bjinhos e um otimo final de semana.

Majo Dutra disse...

Não é nada bom acordar com ''o hoje virado ao contrário''...
Até se usa o Santo Nome de Deus em vão...
Sorrisos... Abraços
~~~~

Ana Freire disse...

Acredito que até hajam políticos com boas intenções... assim que entram na engrenagem partidária tudo lhes é travado, em termos de grandes mudanças... no caso dos EUA o Congresso deles... é um travão a fundo, imenso! Vê-se presentemente com Biden, e como as ajudas à Ucrânia, já foram praticamente suspensas...
E depois o sistema eleitoral deles é um profundo quebra-cabeças... enfim! Tudo deve estar a postos para semanas de contagens e recontagens de votos, e o Donald ganhar de novo! Há quem afirme que 2024, para o mundo, só começará após as eleições de Novembro, nos Estates!
Esperemos que 2024 devolva a paz e o bom senso ao mundo... e que Nostradamus tenha errado os cálculos para este ano... mas pelo andar da carruagem... não sei não!
Haja saúde, para continuarmos por cá, a ver no que isto vai dando!... Mas não me importava nada que Obama se candidatasse de novo. Duvido que tal aconteça!
Um beijinho grande! Feliz 2024!
Ana

poderá também gostar de:

Tons Maiores: