04 abril 2009

A Chave




Quando Deus expulsou Adão e Eva do paraíso terrestre, vedou-lhes o acesso à vida sem fim. Não acontecesse comerem do fruto da árvore da vida, como comeram do da ciência do bem e do mal. E a árvore do fruto da vida eterna ficou lá. Fechada à chave e guardada por querubins.
Ora, Adão e Eva, sem terem acesso à vida ilimitada, não a poderiam transmitir à sua descendência. Por isso, a Humanidade ficou condenada.
Desde então, o segredo da vida eterna - não da vida para além da morte, mas da vida sem morte - tem sido sempre objecto de procura incessante do Homem. Mas esse segredo está fechado à chave, e esta, dada como irremediavelmente perdida; não se sabe onde estará: se com os querubins, se nas mãos de Deus… ou nas de S. Pedro, aquele que tem as chaves do Reino dos Céus. O Homem bem a tem procurado, mas sem êxito. E sem ela não há acesso ao fruto que dá vida infinita. Sem chave é morte certa!

Foi aí que dei por mim a pensar: se não há chave tem de se arranjar. Aí está! Encontrei a solução para a vida eterna. A solução está na chave.
Tanto que o Homem tem buscado uma solução para a morte: uma chave. Quer através de mezinhas caseiras, quer em cada vez mais sofisticadas práticas laboratoriais, como a clonagem, a manipulação genética: uma chave! Bem têm procurado uma chave. Mas não era uma chave que faltava, era A chave: aquela chave que abre a porta do jardim onde está a árvore da vida. Só com o fruto dessa árvore se conseguirá eliminar a morte. A chave é a única solução para abrir a porta à vida sem limite temporário.
A chave! A solução está na chave.

Por isso tem de ser feita outra chave. É a única solução: fazer outra chave que sirva naquela fechadura… que sirva naquela fechadura, daquele portão!
Lamento! Mas esta é uma triste conclusão. É que os querubins estão de guarda, armados de espadas flamejantes… como chegar lá? E quem se atreverá a desafiar Deus, ao ponto de sequer tentar fabricar outra chave?
No entanto, a chave é a única solução!
Quem se atreverá? Quem conseguiria? Quem é que se deixa dominar pela imaginação?
Será isto tudo uma utopia? Ou não passará tudo de ficção?
Se alguém acha que é mentira, eu não!... [não]???

(M. Fa. R. - 30. 03. 2009)

16 comentários:

Osvaldo disse...

Olá, Fa;

Bonita crónica...

Bom, como o problema está decifrado e a solução é copiar A Chave original, lá vou eu ter que tirar um curso de "Chaveiro".

Saudações,
Osvaldo

poetaeusou . . . disse...

*
,
A chave da vida está em
sua mão, em sua mão está
o poder da decisão . . .
,
Faça a sua escolha,
A porta está sempre aberta,
O tempo não vai esperar,
,
ventos de escolhas, envio,
,
*

Vicente disse...

Olá,
Passou pela minha casa e vinha agradecer as suas palavras...
...ao que me parece a chave somos nós. Para entrar temos que ter a forma que querem para nós...sermos criaturas, entende?. Ora, porque queremos ser a nossa própria criação...escrever o nosso principio, o nosso meio mas também o nosso fim jamais teremos a forma da chave certa...
Valeria a pena para entrar no céu com o preço de deixar de Ser?...
Um Beijo

Isabel José António disse...

Querida Fa menor,

A cheve está em cada um de nós. Abrir a porta é morrer para o velho e caduco, o paradigma do TER, e renascer para o novo, o paradigma do SER.

Uma boa Páscoa, de morrer para poder RENASCER. Tal como uma semente morre para o que é para se transformar numa coisa que, tendo a essência da semente, já é totalmente nova.

Um abraço

José António

bettips disse...

Chaves para corações..não só uma. Inúmeras, todos os dias e com tanta gente.
Chaves mas sem portas...que o infinito é amplo.
Grata pelos desejos "soltados" no meu lugar. Para ti, também, um manancial de coisas doces e boas.
Abç

Lavrador disse...

a chave tão procurada é Jesus, não religião!

Um abraço

Fá menor disse...

Sim,
Mais do que chave, Jesus é a verdadeira PORTA!


Obrigada a todos pelos vossos comentários aqui!

Uma Óptima Páscoa para vós!

By Me disse...

Bom argumento e baseado em factos mais que religiosos, sagrados! De qualquer forma os livros Sagrados são metafóricos, muita simbologia e escritos por homens fervorosamente católicos, devotos a esse Universo e geralmente rectos, rígidos, punitivos... porque caso contrário não seria a Eva a grande tentadora do Adão, embora ambos culpados, é a Mulher considerada a figura do demónio! Porquê? Ainda hoje, descriminada, submissa ao homem e cujo homem, pode possuir uma ou mais amantes mas o inverso, nem pensar!
Na minha opinião, a chave são as nossas opções de vida, a chave está na mão de cada um, a porta, será a passagem para o outro lado, a Vida Eterna.

Beijinhos e bom fim de semana

Gostei de passar por cá! :-)



Ulisses de Carvalho disse...

Eu concordo com algumas das palavras de "Pedrasnuas", as chaves são as nossas opções de vida! Um beijo!

Ana Freire disse...

Fazer um duplicado da chave original... um dia... os chineses conseguirão, certamente!... Não há nada, que eles não consigam copiar, mais tarde ou mais cedo... :-))
Agora, mais a sério... a chave, para a vida sem fim... talvez esteja naquilo que nos falta ainda aprender nesta vida... para Deus achar, que devemos aprender um pouco mais... possibilitando-nos uma outra vida... num outro tempo, ou lugar...
Acredito piamente!...
Finalmente, hoje conseguindo passar por aqui, Fá... apenas para agradecer a sua imensa gentileza e atenção, naqueles dias, em que estive mais ausente... e me deixou um montão de comentários... a que responderei, muito em breve... assim que parar mais um pouco... após estes dias de exames e consultas de rotina da minha mãe...
Virei também no final de semana, com mais tempo, espreitar os seus restantes espaços, Fá... e o que se me escapou por aqui, nestas últimas semanas...
Um beijinho grande! E mais uma vez, muito obrigada, pela sua atenção e simpatia!
Ana

Olinda Melo disse...


Belo exercício, querida Fá!
Não podendo nós aceder à Chave há que fazer uma.
Será que somos capazes disso? Recuperar a pureza
do coração e o amor uns pelos outros, é preciso!
A dificuldade dessa demanda está aí.
Contudo, depende de todos e de cada um
de nós.

Boa semana, minha amiga.

Beijo
Olinda

Jaime Portela disse...

Não há chave que nos valha, porque nada é eterno. Nem o sol que nos alumia há milhões de anos vai resistir toda a vida...
Por isso, não adianta reinventar a tal chave.
Mas gostei do texto, muito criativo.
Querida amiga Fá, uma boa semana.
Beijo.

MARILENE disse...

Fá, querida, não se trata da chave, mas do caminho. Se fizermos uma jornada de luz, seguindo ensinamentos, encontraremos a porta aberta. Grande beijo!

A.S. disse...

FÁ,
A chave está sempre em nós!
O que acontece é que muitas vezes nos esquecemos onde a deixamos!

Um lindo dia para ti!
Abraço!

pensandoemfamilia disse...

primeiro é preciso encontrar-se a porta, sem ela não se precisa de chave. A porta somos cada um de nós e somos seres que perdem, muitas vezes, seu próprio rumo. bjs
Estou com novo link:

http://pensandoemfamilia.com.br

J.P. Alexander disse...

Genial relato te mando un beso

poderá também gostar de:

Tons Maiores: