09 dezembro 2010

(A)corda



“A corda rebenta sempre pelo lado mais fraco”. Um lado que vai enfraquecendo cada vez mais. Dando de si. Em dor.
De um novelo me tiraram e nós me seguram as pontas. Longe vai o tempo em que, nova e lustrosa, era bem resistente aos safanões das mãos que me faziam dançar.
Com o tempo e o uso, a fragilidade apodera-se de qualquer corpo e o meu não é excepção. Vão-se-me desfiando os fios, no desfiar dos dias, ao toque das Avé-Marias. Esticada à força de puxões e fricções, estou prestes a rebentar. Ai. Geme-me a alma quando a dança, cada vez mais pífia, me acusa do desgaste ao sacudir-me no chamamento para a missa (“a messe é grande e os trabalhadores são poucos”). As vibrações percorrem-me o corpo despido, dorido de tanto badalar. E escorre por mim o medo de soçobrar às mãos que me cofiam. Então, se houver um toque a rebate, depressa ficarei nas mãos de alguém.
Os sopros de uma coruja, que vislumbro por uma janela meio iluminada, minha companheira nesta noite assombrada, vêm gelar-me de frio medonho os ossos cansados; à minha volta move-se um vazio abismal; e eu, com os dedos descarnados de tanto me segurar, espero pelos compassos da aurora que me venham libertar.
Mas, se então ainda não partir, estou certa de que irão continuar a servir-se de mim, sem pensarem em me substituir. Custará assim tanto reparar que esta pobre corda, presa ao badalo do sino do campanário, está cada vez mais velha e gasta, e quase quase a rebentar?
E é então que me sinto abanar: “(a)corda”!

(M.Fa. R. - 09.11.2010)

16 comentários:

AC disse...

Vivemos tempos insensíveis, em que exigem de nós até à última gota de suor e sangue...
Reagir é preciso!

beijo :)

Mar Arável disse...

Bom texto

com excelente final

Parabens

Utilia Ferrão disse...

Há coradas assim mas e se rebentam...
Não passa do chão claro.
Que Deus nos aude
É lindo Fá

Utilia Ferrão disse...

Digo cordas
Utilia

© Piedade Araújo Sol (Pity) disse...

muito bom como sempre.

fechando com chave de ouro.

beij

Je Vois La Vie en Vert disse...

Ninguém repara em nada, ninguém vê nada, cada um puxa para o seu lado sem tentar verificar se o outro lado consegue resistir. É a triste realidade das relações humanas.

Beijinho amigo da
Verdinha

Ana Echabe disse...

Pode parecer tontice seja mito ou credo
Ainda que fosse negado por 3x
Pedro não foi julgado por quem tudo lhe foi ensinou sabia que só o tempo faria o amadurecimento de sua moral, pois tudo estava dentro de uma só verdade, Amor acima de tudo.
Sabiamente Ele deu a Pedro mais que palavras, exemplo, mais outra vez até hj.
“ Por tuas palavras serás condenado”

é sempre bom saber-te.
Bjinhos e dias feito esta lua crescentes a vc FáM

poetaeusou . . . disse...

*
comunguei no teu poste,
parabéns,
,
uma corda
quando acorda
não recorda
que é corda !
,
Conchinhas,
,
*

Nilson Barcelli disse...

Há cordas a rebentar por todo o lado.
Umas na hora certa, outras demasiado cedo.
Em qualquer caso, a tua corda está aí para durar e perdurar...
Beijos, minha amiga Fá.

avlisjota disse...

É sempre do lado mais fraco que a corda parte.
Era boa ideia unir bem os nós de forma a fortalece-la.
Se bem que a amiga, não parece ceder com facilidade.

A criatividade está ao rubro!

Bjs fa

José

Ulisses de Carvalho disse...

Relacionar-se nunca foi simples, mas conviver, e não apenas viver, é a grande arte! O atrito, até mesmo das mãos sobre a corda, pode ser frutífero. Um abraço!

Ana Freire disse...

Uma corda... que nos acorda para a vida, e as suas fragilidades...
Excelente como sempre, Fá!
Beijinhos
Ana

By Me disse...

Um dia, a corda rebenta de certeza, enquanto não acontece, é mantê-la a trabalhar até ao fim.

Beijinhos

" R y k @ r d o " disse...

Em todos os jogos do mundo - o jogo (de puxar) da corda - é o que nunca mudou. Os mais fortes ganham sempre.
.
Deixando um abraço
Cuide-se
.
Pensamentos e Devaneios Poéticos
.

Ane disse...

Me senti como uma corda prestes a arrebentar...
😩

J.P. Alexander disse...

Buen relato, con mucho suspenso te mando un beso

poderá também gostar de:

Tons Maiores: